15.1.09




RESSACA!

Ventura Picasso

Na ultima crônica na coluna Soletrando, em 15/01, na Folha da Região, manifestei uma esperança no governo Cido Sério acima dos limites que ele pode oferecer. Exigi o impossível. Paguei caro. Citei uma frase da ex-ministra Marina da Silva sobre a causa e o cargo. Caí da mudança. Aqueles secretários que não deveriam existir, existem, estão assinando documentos no primeiro escalão do governo do PT. Os funcionários que exercem cargos em comissão, e de confiança, não são confiáveis.

Imagine como me sinto Dona Otília. Não bebo, mas acordei de ressaca. A senhora não sabe o que é um fogo de saquê quente. Assim estou. Fiz um Molotov, receita de bêbado: Estomazil, Epoclér e Engov em meio copo de água morna. Tombei sem pestanejar, de uma vez. Não funcionou agora me resta obedecer ao Ministério da Saúde, só um médico pode me ajudar. Talvez o Dr. José Maria não resolva. È caso para psiquiatra.

Uma cidade administrada por qualquer partido político tem o direito adquirido de errar a vontade. O governo petista, não pode errar, não tem esse direito. Os dois secretários envolvidos nesse escândalo, infelizmente são membros do PT. O advogado Evandro da Silva tenta argumentar, em defesa do irmão Éderson: fala, fala e fala, mas não convence. No governo o papel de um Secretário de Negócios Jurídicos é exigir que as leis sejam cumpridas, e não procurar brechas na lei para atender suas expectativas, muitas vezes, legais, porém imorais.

O Diretor de Coordenação de Gabinete, Cleosvaldo Frade Gomes, conhece todas as possibilidades técnicas e políticas do governo, ou deveria, e manter o prefeito bem informado sobre o universo que o cerca.

O Paposo, vereador aprendiz, nomeou a Juliene Frade Gomes Souza como sua assessora. Soubemos que ela o ajudou a regularizar as contas de campanha. E quem a indicou para assessorar o ex-candidato?

Mas, o pior está por vir. É doloroso para um trabalhador acordar desempregado. O Brasil é signatário dos Direitos Humanos, onde se entende que todos têm direito a vida. Para manter a vida precisamos de trabalho. O tal vereador providenciou o pedido de exoneração de Juliene. É possível, no governo do PT, a corda arrebentar na ponta mais fraca?

Sou um romântico irrecuperável com muita honra, os meus leitores sabem disso. Há quanto tempo não usamos a palavra honra embasada na ética, na moral. Não seria oportuno que esses dois petistas secretários, em nome da honra, apresentassem a carta de demissão em detrimento dos funcionários contratados indevidamente, evitando maiores constrangimentos a Cido Sério? Éderson e Juliene precisam do emprego, e nós precisamos lavar a honra!

2211
Cão de Cego

VENTURA PICASSO
FOLHA DA REGIÃO 15012009

Acabou aquela geração de secretários de cabide. No novo governo só cabem os que gostam de Araçatuba. Assumiram o compromisso de servir nosso povo com alegria.
São uns poucos, com muitas idéias novas! “A causa é maior que o cargo, que está a serviço da causa”, como disse Marina da Silva, ex-ministra do Meio Ambiente.

Comemorando o nosso I Centenário, nos deparamos com uma decadência política sem igual. Não é preciso entender de administração pública. O lado interno da Câmara diz tudo. Uma cidade destruída e uma Câmara luxuosa. Os eleitores fizeram sua parte, substituíram nove vereadores. Mas, a velha guarda malulosa está de plantão.

A presidenta da Câmara foi eleita com os votos de todos os vereadores (doze a zero). Na eleição da Mesa Diretora, mostrando força, apareceu o primeiro sinal de oposição radical ao PT. Afinal, Cido Sério foi beneficiado, na escolha da presidência, por Edna Flor? Suponhamos que 72 cargos valem uma presidência. No primeiro ato, a decepção.
O eleitor, por sua vez, não conhecia esse ponto: O presente da presidenta aos seus pares, 6 assessores para cada um.

Os que podem receber esses cargos estão eufóricos, porém quem paga essa conta está furibundo. Para não provocar pruridos, apagaram a frase na parede da Casa de Leis: ”Todo o poder emana do povo”, claro, mas quem manda é a presidência. A outra metade da mesma frase, não foi escrita: ”e em seu benefício será exercido”.

O Dunga 13º torcedor, agora sem mandato, na Câmara ninguém se reúne com ele, é invisível como cão de cego, sua missão é dirigir os interesses de seus parceiros, orientando o melhor caminho, desviando dos obstáculos, para atingir seus objetivos. Ele “não ouviu” ninguém pedir voto para compor a Mesa Diretora ou eleger a presidenta.

Não houve surpresas, até o voto democrático do vereador Nava era esperado, conhecemos a história. Afirmar ao Periscópio da Folha da Região: ”Foram eles que votaram em mim, não pedi votos” (Esses olhos azuis). Concordo ao dizer que “ninguém prova”, mas acreditar nessas historinhas, qual é? E se a igreja, que é igreja, não acredita, nem nós, né Doutor? Deus perdoa tudo. No céu, quando S. Pedro se abana com a folha corrida de um infeliz, a resposta é:
─ Sou inocente, “não vi e não ouvi” nada!

O novo governo é bem montado em sua estrutura, e está pronto para servir com alegria. Resta saber, se os vereadores anexados ao ex-prefeito são adesistas franciscanos: “É dando que se recebe?”.
O discurso do PT será mantido: “Se alguém quiser prejudicar o povo, buscarei entre a população, meios de enfrentar os desafios”. Podem crer, é a palavra do Cido Sério.
Assim, acredito que ninguém ousará chantagear o governo. E você leitor amigo, acredita?

2264