28.1.08

Sorte ou Magia!
FOLHA DA REGIÃO 02/2008

No Brasil, até muçulmano é ocidentalizado, essa mistura saudável de gente contente, o homem comum simples ou não, ao acordar enfatiza: ”Vou à luta, já vi: hoje estou com sorte”. Em nossas novelas, pobretão não trabalha, mas anda de Ferrari; Final feliz e ponto. Nas esquinas o jogo do Bicho, nas lotéricas as opções para ‘tentar’ a sorte. A sorte é tudo para o otimista que espera na fila o médico, a vaga na creche, o resgate no tombo da moto, o bombeiro na hora do fogo, a polícia durante o assalto e a gasolina pagã ao abastecer o carro.

Essa expectativa de boa sorte é intrigante. Tivemos um ditador que foi eleito Presidente da República. O então Sargento Getulio criou a Justiça do Trabalho, o Salário Mínimo, a CLT, a Carteira Profissional, a carga horária semanal de trabalho e férias remuneradas. Em 1940, mandou os Expedicionários para guerra e recebeu dos americanos a CSN.
Em 1942 fundou a mineradora Vale do Rio Doce, instalada em doze paises. A maior do mundo no seguimento: Que sorte; ”Um novo sonho a cada dia”.

Com “O Petróleo é Nosso” criou a Petrobrás. Quase que o Sobornável fez leilão do gigante petrolífero. Em agosto de 1954, Getulio Vargas suicidou-se. Será que ele previa a privatização, ou o desmonte desse patrimônio fantástico (CSN/VALE)? Desiludido e sem sorte, despede-se em testamento: ”Deixo a vida para entrar na história”, e deixou.

Vargas sargento, depois advogado, com sua simplicidade fez mais pelo país do que muitos figurões da Sorbone. Fica provado que nós brasileiros, damos sorte com homens simples. A sede de poder de políticos está acima de qualquer lampejo patriótico. Hoje o sonho de alguns senadores é quebrar o governo porque o país esta dando certo. Lula tem um diploma do SENAI, boa sorte e é ínquebrável. O país hoje exporta para o mundo inteiro e não exportava. Não havia consumo interno, mas agora o trabalhador consome. É magia! Que sorte!

Como a oposição política a Lula é pessoal, preconceituosa e a maioria do eleitorado que apóia Lula é simples, tudo bem, ficam elas por elas. Quem sabe um dia os eleitores votarão nos candidatos a senadores que pertencem ao partido do Lula assim, a oposição acaba encaixada num governo popular. Enquanto isso não acontece somos obrigados a conviver com o choro dos tucanos, lamentando em ladainha que o Brasil cresce, porque o Presidente tem sorte.

Somos brasileiros e o que queremos é um Presidente da Republica sortudo, que não tenha um passado, passado na Sorbone, lá se aprende a falar corretamente obrigado, dá licença e bom-dia, mas tudo, tudo, absolutamente Sobornável. Alem do mais, lá neva e neve deixa o pé frio, assim não dá!

Ventura Picasso 28012008

2198
.

0 comentários: