6.10.11

Pensando a Cidade

Sexta feira, 30 de setembro de 2011, mais uma vez, o Jorge Napoleão Xavier escreveu sobre pessoas e lugares. A crônica “Cidade” revela o universo, detalhado, em que nasceu o Daea. Não há no mundo cronista melhor.

E o momento é oportuno, apesar de não haver mais tempo para salvarmos a autarquia. A história bem contada por Napo na pg. C2 do Caderno Vida da Folha da Região, serve de reflexão sobre a grande decepção, aos habitantes da cidade os legítimos proprietários do Daea, causada pelo prefeito.

Gera polêmica as palavras do alcaide que promete controlar ou fiscalizar os preços da nossa agua. A telefônica privatizada acrescentou apenas 500% em suas tarifas; As eletricas modestamente reajustaram seus preços em 150%. Das 166 empresas privatizadas de 1990 a 1999, os trabalhadores perderam 546 mil postos de serviços.

Gay Talese, jornalista e escritor top, com 10 anos de New York Times, falando de lugares e pessoas ao estilo Napo, sem dúvida se ocuparia da bizarrice feita com o Daea, e intitularia em manchete ao seu estilo: “Araçatuba traída. Só falta o governo quitar todas as dívidas do Daea, assim como perdoar os grandes devedores, e entrega-lo zerado ao felizardo vencedor do leilão; Não, o povo não pode fazer nada”.

Só o Saco de Dinheiro faz!

O Partido dos Trabalhadores-PT de Araçatuba nos deve explicações sobre a submissão aos mandos do governo. Empresa privada busca o lucro e não o bem comum. Que projeto socialista é esse?
Está escrito que o modelo de socialismo petista é radicalmente democrático, em caso contrário, não será socialismo. Consta nos documentos básicos do partido, a fidelidade ao compromisso com o povo brasileiro, sendo um partido de massa, sempre lutando por liberdade e justiça, com mecanismos ágeis de Consulta Popular, não havendo essa prática politica, esses documentos são meras teses abstratas e descartáveis.

Que atitude é essa?

A Câmara ainda se debate para aprovar um Código de Ética que não seja uma cobra de duas cabeças. Possivelmente convidada para obedecer e não para legislar sobre esse projeto privatista. Afinal, o tal ‘Saco de Dinheiro’ conseguiu derrotar a Consulta Popular, exigência e arma democrática do PT em defesa dos interesses do povo?

O processo de privatização da Vale do Rio Doce transcorreu sobre suspeitas de corrupção, com denuncias de cobrança de propinas milionárias, o famoso saco de dinheiro do século 20. A Vale S.A. a maior produtora de minério de ferro do mundo, privatizada por R$3,3 bi em 1997, valor que representava o faturamento de um ano de sua produção, hoje de três meses.

Jorge Napoleão Xavier, em “Cidade”, nos diz: “quem sabe se na esquina do futuro serão recordados os que fundaram o DAEA”.

Pensando a cidade; Faltou respeito ao Manifesto de Fundação do PT, e pela empresa pública araçatubense, o mesmo respeito que faltou aos pracinhas mortos na Itália que deram a vida em troca da maior mineradora de ferro do mundo.

2447

Ventura Picasso – SINTAPI: Sindicato dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos e filiado a Cia dos Blogueiros.
End. Foto http://www.lr1.com.br/arquivos/notdestaque/capa_daea.jpg

6 comentários:

Cidadão Araçatuba disse...

É Picasso a coisa tá preta... a coisa tá feia...
Como disse o saudoso Tião carreiro! Apesar da maneira como foi feito, se o erário público se livrar desse peso, posso dizer que a coisa não ficou péssima, só ruim!
Agora se ele (DAEA) sair limpinho sem dívida, e ainda "ARRUMAREM CARGUINHOS" aqui e acolá, ai meu amigo a coisa ficou péssima!
Quanto as ideologias partidárias, respeitando a sua colocação, e militância na área, te digo com todo o respeito meu amigo,os partidos SÃO TODOS IGUAIS!
Grande Abraço!

Ventura Picasso disse...

Cidadão:
É triste assistir e aceitar a ideia de que o DAEA deva ser privatizado. Os interesseiros a favor de tal propaganda tem toda razão em difamar a autarquia; Esses caras vão sair ricos dessa agua. O povo deveria defender nas ruas, o deireito de administrar com número mínimo de funcionários, esse departamento; Não se pode aceitar um bem público dirigido como empresa privada. A diferença entre público e privado está, tão somente, no custo final que a populavão deverá pagar.

Rita Lavoyer disse...

Picasso! Não adianta mais chorar o DAEA derramado.
Vamos pensar pelo lado bom da coisa:
Vendeu o DAEA para comprar uma galinha que bote ovos. Quem procura acha, e você sabe bem disso:
Daí a galinha bota ovos de ouro.
Daí vende-se os ovos de ouro, ganha um sacão de dinheiro com isso e depois, seu tonto, compra o DAEA de volta, limpinho, sem dívida nenhuma.

Cara, você não pensa mesmo, né!?

Ó! Vou começar a cobrar pra pensar pra você, heim?!


Aquele grande abraço. Tenho que sair agora para comprar água pra minha família. Tchau Pikachu!

Adoro ocê!

Ventura Picasso disse...

É um alívio saber que você vai pensar por mim. Cá pra nós, confesso arrependido, por ser um vigia político. Essa coisa que estão fazendo com o DAEA não tem lado bom. Bom mesmo será a campanha de publicidade política, para as eleições, a ser feita sobre esses fatos. Estou nesse bonde sem breque e vou até o fim da linha... (e eu conheço a história).
Obrigado pelo carinho,
Abração.

O Poeta das Multidões disse...

Acho que Rita deve parar de pensar. Mulher não foi feita para pensar. Em casa, quando minha mulher diz que teve uma idéia, mando ela descansar que a idéia passa. Abraços. Heitor Gomes.

Ventura Picasso disse...

Heitor, vc filosofando é um perigo!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK