3.9.07

Bilhete de Viagem
Folha da Região

Levantei cedo, o sol surgindo lá pelas bandas do Baguaçu, preocupado em agendar uma passagem gratuita para São Paulo. Sou aposentado e não abro mão dos meus direitos. Calcei os sapatos, juntei os documentos, o guarda-chuva e ao abrir a porta, adivinhem o que encontrei? Um Pit Bull estacionado na soleira da minha porta esparramado, dormindo e ressonando sobre o meu capacho, ocupando o vão da porta, de um lado ao outro.

A cinco passos, a jovem proprietária do animal, não confunda, eu falo do Pit Bull e não do Edmundo.
─ Não há perigo, a cachorra é mansinha, diz a garota.
─ Mas, é um Pit Bull. Ela é deficiente ou renunciou a cidadania?
─ Nada disso, não tem perigo, ela deve acordar por si caso contrário fica irritadíssima.
─ Quer dizer que eu não posso sair da minha casa?
─ Tenha paciência, ela acorda logo.
Acordou, me olhou levou um susto e saiu de fininho.

Atrasado, cheguei à rodoviária e pedi a passagem.
─ Para dia 5/8 não tem! Se puder pagar R$33,80, tem.
─ Posso, só não posso perder o casamento da Renata Rufino.
─ Trouxe o documento do INSS?
─ Eis aqui o comprovante de rendimentos do Imposto de Renda.
─ Esse não serve.
─ Como não serve menina?

O superior da agência saiu da toca e veio de dedo em riste:
─ Para comprovar que é aposentado é preciso trazer uma declaração.
─ Declaração? E onde eu consigo isso?
─ No INSS uái; concluiu a moça bilheteira.
Voltando, contrariado a procura do documento, sendo brasileiro não desisto, nem que o chefe da seção pedisse certidão de nascimento do meu tataravô, carteirinha de sócio do Corinthians de 1954, certidão de batismo e de boa conduta assinada pelo Papa, atestado de residência do Sumaré na Antonio Lino com a Rio de Janeiro ao lado da barricada do prefeito etc.

Como em toda fêmea, vez que outra, a TPM pode atacar e eu, com esta cara faço o que para encarar o mau humor dessa cadela? Vou à luta entro se preciso for com tropa de choque. Em casa joguei o Estatuto do Idoso no lixo. Não ouvi dizer que um velhote tenha levado vantagem com essa partitura. Telefonando à Folha da Região relatei a fato, e a Grazi exclamou: ─ Putzzzzzzzz! Na internet fiz o download da folha do último salário e toquei a pé para o balcão da Reunidas.

Lá chegando fui atendido por outro bilheteiro. Não fez questão de nada, emitiu a passagem, paguei meia e com cara de bobo guardei a papelada saindo em direção ao kibutz imaginando como seria recepcionado pelo Pit Bull. Quem me recepcionou foi o síndico, Silvinho sabonete, que dá um jeitinho em tudo, tricotando com André que outro dia, eu havia pisado no cocosão do Basset. Pois é, com o bilhete de viagem do idoso no bolso, enquanto aguardo a diligência, o Pit Bull dorme na cama da vizinha.

2222
Ventura Picasso

0 comentários: