26.12.07

Reflexões Experimentais
Folha da Região

27/12/2005

Um ano terminando e outro começando. Aprendi a olhar para trás, no retrovisor da minha história, e planejar os meses que me levarão ao dezembro de 2008. O que fiz está feito, mas o que me é difícil explicar, como sempre, o que deixei de fazer. Convivendo com o Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, eu com meus companheiros escritores concluímos o sexto livro de poesias, contos e crônicas, sem patrocínio o “Experimentânea 6”, prefaciado pelo acadêmico Lourival Amilton Latenschläger.

Usando o velho chavão de não declinar nomes para não ser injusto com alguns. Há, porém nomes de visitantes ilustres inesquecíveis como: Dr. Tito Damazo (Presidente da AAL), Cecília M. Vidigal Ferreira, Dr. Geraldo Da Costa e Silva, Dr. Lourival A. Lautenchlãger (Lorico), Cidinha Raracat, Maria Luzia Villela, Marilurdes M. Campezi, Marly Souto, Paulo Castilho (Sem Tempo), Paulo Napoleão (Gigante Napo) e Dr. William Moffitt Harris (Incansável Cafezinho Literário). Impossível deixá-los fora da nominata.

Outro nome que guardamos e merece nosso agradecimento: Yara Pedro de Carvalho, que coloriu os buracos da cidade, freqüentadora assídua de todas as reuniões do Grupo Experimental, do Clube de Leitura e da Oficina de Contos. Em 30/12/2007, Yara foi escolhida na AAL para ocupar a cadeira deixada pela saudosa Odette Costa, cujo patrono é Guilherme de Almeida. Em sua posse, apresentada por Hélio Consolaro, seu padrinho, surpreendeu. Discursando da tribuna oficial da Câmara Municipal de Araçatuba, encantou a todos com o acumulo cultural que possui. Para representar dignamente Guilherme de Almeida foi conhecer a residência do poeta, para nós, atitude rara, surpreendente e emocionante. A nossa Yara é tudo isso.

Aos vencedores o nosso carinho: Rita de Cássia Lavoyer, vencedora do concurso de poesia Osmair Zanardi com “Vida Sem Dor”; Aristheu Alves apresentou “Extraterrestre” vencendo a fase municipal do 20º Concurso de Contos Cidade de Araçatuba 2007; Anízio Canola, classificado no Mapa Cultural Paulista na modalidade Literatura/Conto com “Notícias do ‘Front’ de Guerra”, recebendo Menção Honrosa. Como sempre os participantes do Grupo Experimental competindo e ganhando concursos. Nosso grupo é aberto e recebe qualquer pessoa que goste de literatura, saiba ou não escrever, é uma oficina livre para quem quiser fazer arte literária.

Por fim, agradecemos à Masé e ao Clovis, representantes do SESC Ata., ao jornal Folha da Região especialmente à editora do Caderno Vida, Agatha Urzebo. Agora estamos fechados para ‘balanço’ e retornaremos após o carnaval. Boas Festas!

Ventura Picasso – Coordenador do Grupo Experimental da AAL.
2267

0 comentários: