25.6.14

Baba de enforcado


A “Copa das Copas” está bombando.  Há um reconhecimento mundial sobre o sucesso da nossa Copa.
Fonte Flickr Sebaxxxtian Paris
Quando a mídia se propunha a comentar algo sobre a Copa, abriam a informação divulgando o custo do estádio que apresentavam, garantindo que não estariam prontos para o evento. Diziam ainda, incentivando os Blake Bloc, que era  dinheiro dos nossos impostos.

Não são jornalistas. Jornalista divulga a realidade dos acontecimentos, dos fatos. Assessor divulga o que o patrão manda. De tudo o que foi falado, do atraso das obras, do caos aéreo, da mobilidade urbana, do entorno dos estádios, da distância do centro da cidade ao “Itaquerão”.  
Trucou?
O que aconteceu com a verdade dos fatos?
Blefe político em plena campanha presidencial? Uma mentira? Ou um crime perfeito. A sociedade enganada iria discutir a partir do final da Copa a incompetência da Presidenta da República?
O tsunami mineiro pode, diante de tantas mentiras, virar uma marolinha. 
Houve pesquisas interessantes sobre o comportamento da nossa sociedade. O resultado desse levantamento causou uma surpresa à população mineira. Esperavam que a violência entre casais fosse maior nos estados no nordeste: Bahia, Pernambuco, Ceará etc.
Minas Gerais aparecia como o estado com o maior índice de crimes passionais.  
Nada mais do que um número, sem muita importância, no destaque revelando que Minas é, sem dúvidas, um estado machista. Confesso que essa pesquisa é antiga. 
Em estudo recente (dez/2013), informava que 30% dos homicídios no estado são os chamados conflitos passionais.
A mulher, em Minas Gerais, é tratada a tiros. Isso é machismo cultural. Por outro lado, como não podia deixar de existir, as panteras mineiras, se apresentam altivas para o confronto.
E tome chifre.
Que saudades de Pouso Alegre, do entroncamento da diversão, da alegria e da liberdade. O footing, nos automóveis das panteras, à caça de novos parceiros acontecia todas as noites. 
Dilma Rousseff, além de Presidenta da República, é mineira. Entendo que todos os meios de comunicações agregados à Vênus Platinada embarcam de comum acordo naquela tese que mulher só pode dirigir fogão.
A “Copa das Copas” vai às mil maravilhas. A euforia dos críticos escorreu como baba de enforcado pelas frestas das caixas de som. Salvador Dali assinaria esta obra. Como é difícil, um pé no saco, para certos assessores radialistas dizer que os estádios são lindos, que os gramados são perfeitos, que os aeroportos são maravilhosos. 
Porém, é bom que saibam todas as mulheres, eleitoras do Brasil; A propaganda eleitoral será orquestrada nesse tom, o tom do preconceito de gênero.  A publicidade subliminar, eleitoral vai rolar dissimuladamente, nesse universo. 
Em todas as situações que a capacidade da mulher for questionada, precisamos resistir. O machista é um elemento covarde, ele ataca a mulher se ela for fraca. Não precisa ser corajosa, basta contra atacar, que os corajosos afinam como carneirinhos. 
Não foi mordida do Suarez no ombro do italiano Chielline, foi só um beijinho.                             A “Copa das Copas” está bombando. 

Ventura Picasso – www.picassoventura.blogspot.com.br 
2624

0 comentários: