25.5.11

Morre Abdias Nascimento



guerreiro do povo negro


ABDIAS DO NASCIMENTO


Nascido em Franca, São Paulo, 14 de março de 1914.Professor Emérito, Universidade do Estado de Nova York, Buffalo (Professor Titular de 1971 a 1981, fundou a cadeira de Cultura Africana no Novo Mundo no Centro de Estudos Porto-riquenhos).Artista plástico, escritor, poeta, dramaturgo.

Faleceu nesta manhã de terça, 24, no Rio de Janeiro, o escritor Abdias Nascimento. Poeta, político, artista plástico, jornalista, ator e diretor teatral, Abdias foi um corajoso ativista na denúncia do racismo e na defesa da cidadania dos descendentes da África espalhados pelo mundo. O Brasil e a Diáspora perdem hoje um dos seus maiores líderes. A família ainda não sabe informar quando será o enterro. Aos 97 anos, o paulista de Franca, passava por complicações que o levaram ao internamento no último mês. Deixa a esposa Elisa Larkin, filhos e uma legião de seguidores, inspirados na sua trajetória de coragem e dedicação aos direitos humanos. (Redação, Correio Nagô)

Foto: doolharnegro.blogspot.com

http://www.limacoelho.jor.br
Carlos Alberto Lima Coelho.

1 comentários:

Thiago Roney disse...

Valeu, quando escrevi o "Gozo sem vidade de Joana" http://flanador.livrespensadores.org/texticulo/o-gozo-sem-vida-de-joana/comment-page-1/#comment-21

pensei em uns trabalhadores de um grande Shopping que construíram aqui em Manaus/AM que foram mortos pelas pessimas condições de trabalho e não foi divulgado na grande mídia... então legal ter gostado do conto, ah pode publicar sim!

gostei da Reflexão do Ventura!

abraços